O que é Zine? Com o Projeto Vir-à-Vila você descobre e pratica!

21 set

Fanzines, ou simplesmente zines, são, desde os anos 60, um meio de comunicação independente, feitos majoritariamente por “fãs” de determinadas subculturas, como cinema de ficção científica, música punk, jornalismo independente, e qualquer outro tema que a imprensa oficial não tratasse com profundidade. Eram geralmente xerocados ou mimeografados e trocados pelo correio ou em grandes encontros temáticos. Assim, além de uma publicação, era o ponto de partida para a criação de redes de pessoas interessadas nos assuntos abordados.

Na segunda metade dos anos 90 o Zine perdeu sua força como “publicação de informação”, em função da internet e da rapidez que ela proporciona à troca e a criação de redes de pessoas. Nesse contexto, a produção de Zines diminuiu muito e foi, desde então, mudando de função.

Na segunda metade dos anos 2.000, depois do “boom” digital, houve um retorno estético ao feito-a-mão. Essa estética pode agora ser vista muito mais comumente, de letreiro de filmes à grandes campanhas publicitárias, que tentam agregar valor mostrando que aquilo foi de fato produzido por uma pessoa e carrega sentimento.

Assim, a produção de Zines retornou, dessa vez mudando sua função inicial e agora servindo especialmente como suporte para arte. São publicações produzidas pelos próprios artistas, geralmente de forma artesanal, em pequenas quantidades, que aproximam o público de forma íntima com a arte, que criam redes de pessoas e fomentam a criatividade dessa nova geração de artistas.

Achou interessante? “Zines” será um dos temas de oficina do primeiro dia da SECOM, ministrado pelo Projeto Vir-à-vila. Participe você também!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: